O segredo para ficar milionário? Ser desproporcional!

Dias atrás estava na casa de um amigo conversando sobre qual o caminho das pedras para o sucesso e conseqüentemente como ficar rico. Chegamos a conclusão que uma parte disso é sorte. Sorte de estar no lugar certo, na hora certa e com a idéia certa. Muito vago não? Também acho.

No meio da conversa me veio na cabeça uma palestra que eu assisti um tempo atrás sobre empreendedorismo. Lembro que a primeira pergunta que o palestrante fez foi: quem quer ficar rico? Todo mundo levantou a mão na hora. A segunda pergunta foi: o que você está fazendo para isso se tornar realidade? Neste momento vi que ele conseguiu destruir os sonhos de 99% da platéia. Foi engraçado e triste ao mesmo tempo. Todo mundo quer ficar rico, mas as pessoas não planejam como fazer isso. Esperam que isso venha através do trabalho duro do dia-a-dia. A maioria de nós pensa que apenas trabalhando duro ficará rico um dia. E isso não é verdade. Você tem que planejar como ficar rico, como você planeja uma viagem ou a compra de uma nova casa. Simples assim. Basta planejar. Se vai dar certo são outros quinhentos.

E aí você me pergunta, que tipo de planejamento é esse? Bom se eu soubesse já estaria rico. Prometo que o dia que eu souber publico um livro mostrando o caminho das pedras. Por enquanto o que eu posso dizer é que um dos meios de se chegar a liberdade financeira é ser desproporcional.

Ser desproporcional significa que quanto menos você trabalha para executar um serviço mais você ganha. Ou a um determinado ponto o trabalho que você realiza continua a gerar um rendimento inversamente proporcional ao tempo que você gasta para realizá-lo. Ao atingir este ponto você está a caminho da liberdade financeira.

Talvez com um exemplo fique mais fácil. Imagine a Amazon, a maior livraria virtual do mundo. Claro que eles tem toda uma estrutura por trás e muito funcionários. Mas eles vendem tantos livros que chega um ponto que o livro vendido por eles é quase 100% de lucro e o esforço para que este livro seja vendido é quase zero. Ou seja, o esforço de vender o livro é inversamente proporcional ao lucro obtido por ele.

Acho que este é um dos pontos a ser observado antes de abrir um negócio. Ele deve chegar a um ponto onde exista uma proporcionalidade inversa entre o tempo e o rendimento obtido pelo empreendimento. Uma pizzaria ou uma padaria jamais iriam atingir este ponto. Pois a cada nova pizza ou pão seria necessário um novo esforço para produzí-lo e nunca iríamos chegar a um ponto onde existisse uma desproporcionalidade. A idéia é chegar um momento em que seu negócio cresça sozinho e gere renda enquanto você dorme. Inclusive este é um parâmetro para saber se você está no caminho certo. Se você consegue ganhar dinheiro enquanto dorme é porque está a caminhho da liberdade financeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Krokodil: A nova droga mortal que come a carne

É O FIM PARA O BRASIL? É ISSO MESMO PRESIDENTA?